7º Ano
Eixo Temático Vida e Ambiente
Nesse momento escolar os conteúdos são referentes às características dos seres vivos, questões como origem e evolução da vida, organização celular, diversidade animal e vegetal, e diversos aspectos que podemos observar durante as fases de desenvolvimento dos organismos vivos.
Autores | Tema tratado e de interesse para o eixo | Idioma |
BATTILANI et al. (2007) | Densa caracterização morfológica da espécie. | Português |
PEREIRA et al. (2011) |
Densa caracterização morfológica da espécie; Diversidade dentro da espécie. |
Português |
PEREIRA et al. (2013a) |
Diversidade biológica; |
Português |
PEREIRA et al. (2013b) |
Diversidade biológica; |
Inglês |
SUGA & TANAKA (2013) | Tratamentos físicos e químicos de sementes. | Inglês |
MACERA et al. (2017) | Ciclo de vida da flora. | Inglês |
Eixo Temático Ciência e Tecnologia
Esse eixo trabalha em duas vertentes principais, as questões de produção de alimentos, e os processos biológicos envolvidos, e de recuperação de ambientes degradados por conta dessa produção.
Autores | Tema tratado e de interesse para o eixo | Idioma |
BATTILANI et al. (2006) | Utilização da espécie em modelos de restauração ecológica. | Português |
BATTILANI et al. (2007) | Utilização da espécie em modelos de restauração ecológica. | Português |
MÓDENA et al. (2013) | Conservação e restauração ambiental. | Inglês |
PEREIRA et al. (2013b) | Conservação e restauração ambiental. | Inglês |
SUGA & TANAKA (2013) | Recuperação de áreas degradadas. | Inglês |
FONSECA & TANAKA (2015) | Impacto negativo na hidrologia de áreas desflorestadas. | Inglês |
TANAKA et al. (2015a) | Influências de fragmentos de vegetação na qualidade da água | Inglês |
TANAKA et al. (2015b) | Impactos ambientais e seus indicadores. | Português |
MACERA et al. (2017) | Conservação e restauração ambiental. | Inglês |