1ª Série
Biologia - 1º Bimestre
Durante esse bimestre a Biologia do Ensino Médio busca trabalhar novos conceitos e fortalecer ideias já trabalhadas durante, principalmente, o Eixo Temático Vida e Ambiente do 6º ano do Ensino Fundamental II, onde são discutidas temáticas ecológicas como os fluxos energéticos, interações alimentares e como a vida se mantém no planeta, bem como o bimestre visa tratar dos conhecimentos acerca de ecossistemas, comunidades e população, que são partes fundamentais da ecologia.
Autores | Tema tratado e de interesse para o currículo | Idioma |
BATTILANI et al. (2006) | Caracterização da imersão da espécie na cadeia alimentar. | Português |
RIBAS et al.(2006) | Diferenças ecológicas entre ambientes terrestres e aquáticos. | Inglês |
TANAKA et al. (2006a) | Cadeia alimentar do ambiente. | Inglês |
TANAKA et al. (2006b) |
Relações alimentares entre os seres vivos; |
Inglês |
BATTILANI et al. (2007) | Sazonalidade da flora. | Português |
MÓDENA et al. (2013) |
Ecossistemas, comunidades e populações; |
Inglês |
FERNANDES et al. (2014) | Relação entre vegetação ripária e qualidade da água. | Inglês |
FONSECA & TANAKA (2015) | Influências de fragmentos de vegetação na qualidade da água. | Inglês |
TANAKA et al. (2015a) | Fluxo de energia nos ambientes e ecossistema e relações alimentares. | Inglês |
LIBÓRIO & TANAKA (2016) | Ecossistemas, comunidades e populações. | Inglês |
SOARES et al. (2017) | Relações ecológicas entre os seres vivos. | Inglês |
Biologia - 2º Bimestre
O segundo bimestre de biologia tem um tema geral relacionado a interdependência da vida no planeta, e o foco principal é nas interações que os seres humanos criaram com os recursos naturais, como têm surgido os problemas ambientais na nossa era e observar os humanos como engrenagem central nesse desequilíbrio. O currículo ainda prevê uma discussão mais social, quando propõe conteúdos como ações coletivas, conferências, compromissos internacionais de colaboração, desenvolvimento de tecnologias, que devem convergir para a amenização de impactos negativos ao meio ambiente.
Autores | Tema tratado e de interesse para o currículo | Idioma |
BATTILANI et al. (2006) | Utilização da espécie em modelos de restauração ecológica. | Português |
BATTILANI et al. (2007) | Utilização da espécie em modelos de restauração ecológica. | Português |
PEREIRA et al. (2013b) | Conservação e restauração ambiental. | Inglês |
SOUZA et al. (2013) | Qualidade da água. | Inglês |
SUGA & TANAKA (2013) | Recuperação de áreas degradadas. | Inglês |
FERNANDES et al. (2014) | Relação entre vegetação ripária e qualidade da água. | Inglês |
FONSECA & TANAKA (2015) |
Alterações antrópicas nas estruturas ecológicas utilizadas pela fauna; |
Inglês |
TANAKA et al. (2015a) | Seres vivos e fatores não vivos. | Inglês |
TANAKA et al. (2015b) | Impactos ambientais e seus indicadores. | Português |
LIBÓRIO & TANAKA (2016) | Alterações antrópicas nas estruturas ecológicas utilizadas pela fauna. | Inglês |
MACERA et al. (2017) | Conservação e restauração ambiental. | Inglês |
TANAKA & SANTOS (2017) | Alterações antrópicas nas estruturas ecológicas utilizadas pela fauna. | Inglês |