3ª Série
Biologia - 1º Bimestre
O currículo prevê que nesse semestre sejam trabalhadas habilidade de classificação biológica, taxonomia, conceito de espécie, assim como sejam estabelecidas conexões ecológicas entre os reinos dos seres vivos.
Autores | Tema tratado e de interesse para o currículo | Idioma |
BATTILANI et al. (2007) | Sazonalidade da flora. | Português |
PEREIRA et al. (2011) | Diversidade biológica dentro da espécie. | Português |
PEREIRA et al. (2013a) | Diversidade biológica. | Português |
PEREIRA et al. (2013b) | Diversidade biológica. | Inglês |
SOUZA et al. (2013) | Impactos na diversidade biológica. | Inglês |
LIBÓRIO & TANAKA (2016) | Diversidade biológica. | Inglês |
TANAKA et al. (2016) |
Efeitos do relevo na ecologia de espécie. |
Inglês |
MACERA et al. (2017) |
Diversidade biológica; |
Inglês |
TANAKA & SANTOS (2017) | Impactos na diversidade biológica. | Inglês |
Biologia - 2º Bimestre
Durante o 2º bimestre da terceira série do ensino médio o foco da biologia é trabalhar a diversidade de animais e plantas, no que diz respeito as suas características biológicas de evolução, adaptações, funções vitais, enfim, trabalhar e observar os ciclos de vida da flora e fauna, observando os aspectos evolutivos obtidos.
Autores | Tema tratado e de interesse para o currículo | Idioma |
BATTILANI et al. (2006) | Densa caracterização morfológica da espécie. | Português |
BATTILANI et al. (2007) | Densa caracterização morfológica da espécie. | Português |
PEREIRA et al. (2013a) | Ciclo de vida da flora. | Português |
PEREIRA et al. (2013b) | Ciclo de vida da flora. | Inglês |
TANAKA & SANTOS (2017) | Alterações antrópicas nas estruturas ecológicas utilizadas pela fauna. | Inglês |
Biologia - 4º Bimestre
Nesse bimestre, o currículo traz o conhecimento sobre a evolução da espécie humana, e o ponto de maior interesse para a Ecologia de Ecossistemas Ripários é a questão da transformação das paisagens que tem sido realizada pelos seres humanos, os reflexos disso na dinâmica de seleção natural evolutiva dos animais e das plantas, e como isso irá influenciar o futuro não só da fauna e flora terrestre, como o da própria espécie humana.
Autores | Tema tratado e de interesse para o currículo | Idioma |
BATTILANI et al. (2006) | Utilização da espécie em modelos de restauração ecológica. | Português |
BATTILANI et al. (2007) | Utilização da espécie em modelos de restauração ecológica. | Português |
MÓDENA et al. (2013) | Conservação e restauração ambiental. | Inglês |
PEREIRA et al. (2013b) | Conservação e restauração ambiental. | Inglês |
FONSECA & TANAKA (2015) |
Alterações antrópicas nas estruturas ecológicas utilizadas pela fauna; |
Inglês |
TANAKA et al. (2015a) | Influências de fragmentos de vegetação na qualidade da água. | Inglês |
LIBÓRIO & TANAKA (2016) | Alterações antrópicas nas estruturas ecológicas utilizadas pela fauna; | Inglês |
MACERA et al. (2017) | Conservação e restauração ambiental. | Inglês |
Química - 2º Bimestre
Observamos que nesse momento o currículo estadual visa tratar conceitos de hidrosfera, a composição das águas naturais e todas as pressões químicas e físicas que alteram o equilíbrio do sistema hidrológico e biogeoquímico do planeta.
Autores | Tema tratado e de interesse para o currículo | Idioma |
SOUZA et al. (2013) | Qualidade da água. | Inglês |
FERNANDES et al. (2014) | Relação entre vegetação ripária e qualidade da água. | Inglês |
FONSECA & TANAKA (2015) | Impacto negativo na hidrologia de áreas desflorestadas. | Inglês |
TANAKA et al. (2015a) | Influências de fragmentos de vegetação na qualidade da água. | Inglês |
Química - 4º Bimestre
Nesse último bimestre de química no ensino médio, observamos toda a interdisciplinaridade necessária para tratar de questões ambientais. O currículo prevê abranger discussões acerca das ações humanas e todas as influências que elas têm nos compartimentos ambientais, bem como, em um tom de alerta, traz tópicos como chuvas ácidas, utilização de combustíveis fósseis, desmatamentos, entre outros. Ao final, ele também aborda a construção de ações sustentáveis e a busca por um envolvimento popular diante de alternativas para nosso tipo de sociedade.
Autores | Tema tratado e de interesse para o currículo | Idioma |
MÓDENA et al. (2013) | Conservação e restauração ambiental. | Inglês |
PEREIRA et al. (2013b) | Conservação e restauração ambiental. | Inglês |
SUGA & TANAKA (2013) | Recuperação de áreas degradadas. | Inglês |
FERNANDES et al. (2014) | Relação entre vegetação ripária e qualidade da água. | Inglês |
MACERA et al. (2017) | Conservação e restauração ambiental. | Inglês |