3ª Série

Biologia - 1º Bimestre

O currículo prevê que nesse semestre sejam trabalhadas habilidade de classificação biológica, taxonomia, conceito de espécie, assim como sejam estabelecidas conexões ecológicas entre os reinos dos seres vivos.

Autores Tema tratado e de interesse para o currículo Idioma
BATTILANI et al. (2007) Sazonalidade da flora. Português
PEREIRA et al. (2011) Diversidade biológica dentro da espécie. Português
PEREIRA et al. (2013a) Diversidade biológica. Português
PEREIRA et al. (2013b) Diversidade biológica. Inglês
SOUZA et al. (2013) Impactos na diversidade biológica. Inglês
LIBÓRIO & TANAKA (2016) Diversidade biológica. Inglês
TANAKA et al. (2016)

Efeitos do relevo na ecologia de espécie.
Diversidade biológica.

Inglês
MACERA et al. (2017)

Diversidade biológica;
Ciclo de vida da flora.

Inglês
TANAKA & SANTOS (2017) Impactos na diversidade biológica. Inglês

Biologia - 2º Bimestre

Durante o 2º bimestre da terceira série do ensino médio o foco da biologia é trabalhar a diversidade de animais e plantas, no que diz respeito as suas características biológicas de evolução, adaptações, funções vitais, enfim, trabalhar e observar os ciclos de vida da flora e fauna, observando os aspectos evolutivos obtidos.

Autores Tema tratado e de interesse para o currículo Idioma
BATTILANI et al. (2006) Densa caracterização morfológica da espécie. Português
BATTILANI et al. (2007) Densa caracterização morfológica da espécie. Português
PEREIRA et al. (2013a) Ciclo de vida da flora. Português
PEREIRA et al. (2013b) Ciclo de vida da flora. Inglês
TANAKA & SANTOS (2017) Alterações antrópicas nas estruturas ecológicas utilizadas pela fauna. Inglês

Biologia - 4º Bimestre

Nesse bimestre, o currículo traz o conhecimento sobre a evolução da espécie humana, e o ponto de maior interesse para a Ecologia de Ecossistemas Ripários é a questão da transformação das paisagens que tem sido realizada pelos seres humanos, os reflexos disso na dinâmica de seleção natural evolutiva dos animais e das plantas, e como isso irá influenciar o futuro não só da fauna e flora terrestre, como o da própria espécie humana.

Autores Tema tratado e de interesse para o currículo Idioma
BATTILANI et al. (2006) Utilização da espécie em modelos de restauração ecológica. Português
BATTILANI et al. (2007) Utilização da espécie em modelos de restauração ecológica. Português
MÓDENA et al. (2013) Conservação e restauração ambiental. Inglês
PEREIRA et al. (2013b) Conservação e restauração ambiental. Inglês
FONSECA & TANAKA (2015)

Alterações antrópicas nas estruturas ecológicas utilizadas pela fauna;
Impacto negativo na hidrologia de áreas desflorestadas.

Inglês
TANAKA et al. (2015a) Influências de fragmentos de vegetação na qualidade da água. Inglês
LIBÓRIO & TANAKA (2016) Alterações antrópicas nas estruturas ecológicas utilizadas pela fauna; Inglês
MACERA et al. (2017) Conservação e restauração ambiental. Inglês

Química - 2º Bimestre

Observamos que nesse momento o currículo estadual visa tratar conceitos de hidrosfera, a composição das águas naturais e todas as pressões químicas e físicas que alteram o equilíbrio do sistema hidrológico e biogeoquímico do planeta.

Autores Tema tratado e de interesse para o currículo Idioma
SOUZA et al. (2013) Qualidade da água. Inglês
FERNANDES et al. (2014) Relação entre vegetação ripária e qualidade da água. Inglês
FONSECA & TANAKA (2015) Impacto negativo na hidrologia de áreas desflorestadas. Inglês
TANAKA et al. (2015a) Influências de fragmentos de vegetação na qualidade da água. Inglês

Química - 4º Bimestre

Nesse último bimestre de química no ensino médio, observamos toda a interdisciplinaridade necessária para tratar de questões ambientais. O currículo prevê abranger discussões acerca das ações humanas e todas as influências que elas têm nos compartimentos ambientais, bem como, em um tom de alerta, traz tópicos como chuvas ácidas, utilização de combustíveis fósseis, desmatamentos, entre outros. Ao final, ele também aborda a construção de ações sustentáveis e a busca por um envolvimento popular diante de alternativas para nosso tipo de sociedade.

Autores Tema tratado e de interesse para o currículo Idioma
MÓDENA et al. (2013) Conservação e restauração ambiental. Inglês
PEREIRA et al. (2013b) Conservação e restauração ambiental. Inglês
SUGA & TANAKA (2013) Recuperação de áreas degradadas. Inglês
FERNANDES et al. (2014) Relação entre vegetação ripária e qualidade da água. Inglês
MACERA et al. (2017) Conservação e restauração ambiental. Inglês