6º Ano

Eixo Temático Vida e Ambiente

Por tratar de assuntos muito próximos da ecologia é inevitável associar esse eixo temático às publicações, tanto que a grande maioria (17) delas podem ser utilizadas nessa faixa etária. É o momento do currículo onde observamos a criação de conceitos como meio ambiente e sua dinâmica, interações entre os organismos e o ambiente e o trabalho com as questões de biodiversidade, sua proteção e conservação.

Autores Tema tratado e de interesse para o eixo Idioma
BATTILANI et al. (2006) Caracterização da imersão da espécie na cadeia alimentar. Português
RIBAS et al.(2006)

Decomposição de folhas em diferentes habitats;
Diferenças ecológicas entre ambientes terrestres e aquáticos.

Inglês

TANAKA et al. (2006a)

Decomposição de folhas em ambiente de relevo cárstico;
Diferenças entre ambientes subterrâneos e de superfície;
Cadeia alimentar do ambiente.

Inglês

TANAKA et al. (2006b) Relações alimentares entre os seres vivos. Inglês
BATTILANI et al. (2007) Sazonalidade da flora. Português
PEREIRA et al. (2013a) Diversidade biológica. Português
MÓDENA et al. (2013) Níveis tróficos. Inglês
PEREIRA et al. (2013b) Diversidade biológica. Inglês
SOUZA et al. (2013)

Ciclo hidrológico;
Qualidade da água;
Impactos na diversidade biológica.

Inglês

FERNANDES et al. (2014) Relação entre vegetação ripária e qualidade da água. Inglês
TANAKA et al. (2015a)

Fluxo de energia nos ambientes e ecossistema e relações alimentares;
Seres vivos e fatores não vivos;
Influências de fragmentos de vegetação na qualidade da água.

Inglês

TANAKA et al. (2015b) Singularidade de ecossistemas regionais. Português
LIBÓRIO & TANAKA (2016) Diversidade biológica. Inglês
TANAKA et al. (2016) Diversidade biológica. Inglês
MACERA et al. (2017) Diversidade biológica. Inglês
SOARES et al. (2017) Relações ecológicas entre os seres vivos. Inglês
TANAKA & SANTOS (2017) Impactos na diversidade biológica. Inglês

 

Eixo Temático Ciência e Tecnologia

É previsto para esse momento inserir conteúdos referentes aos recursos naturais, de onde eles são provenientes, como são captados, e como os seres humanos têm moldado as paisagens, principalmente por meio do desmatamento, para alavancar a obtenção de recursos, como a madeira e papel, açúcar e álcool, por exemplo.

Autores  Tema tratado e de interesse para o eixo Idioma
SOUZA et al. (2013) Impactos na diversidade biológica. Inglês
FONSECA & TANAKA (2015) Alterações antrópicas nas estruturas ecológicas utilizadas pela fauna. Inglês
LIBÓRIO & TANAKA (2016) Alterações antrópicas nas estruturas ecológicas utilizadas pela fauna. Inglês
TANAKA & SANTOS (2017)

Alterações antrópicas nas estruturas ecológicas utilizadas pela fauna.
Impactos na diversidade biológica.

Inglês

Eixo Temático Ser humano e Saúde

Os conteúdos trabalhados durante essa faixa escolar tratam das questões acerca de qualidade de vida, poluição dos compartimentos ambientais, influências da agricultura na qualidade ambiental, usos múltiplos da água, e temas como saneamento básico e destinação de resíduos.

Autores Tema tratado e de interesse para o eixo Idioma
BATTILANI et al.(2006) Utilização da espécie em modelos de restauração ecológica. Português
BATTILANI et al. (2007) Utilização da espécie em modelos de restauração ecológica. Português
FERNANDES et al.  (2014) Relação entre vegetação ripária e qualidade da água. Inglês
FONSECA & TANAKA (2015) Alterações antrópicas nas estruturas ecológicas utilizadas pela fauna. Inglês
TANAKA et al. (2015b) Impactos ambientais e seus indicadores. Português
LIBÓRIO & TANAKA (2016) Alterações antrópicas nas estruturas ecológicas utilizadas pela fauna Inglês
TANAKA & SANTOS (2017) Alterações antrópicas nas estruturas ecológicas utilizadas pela fauna. Inglês