6º Ano
Eixo Temático Vida e Ambiente
Por tratar de assuntos muito próximos da ecologia é inevitável associar esse eixo temático às publicações, tanto que a grande maioria (17) delas podem ser utilizadas nessa faixa etária. É o momento do currículo onde observamos a criação de conceitos como meio ambiente e sua dinâmica, interações entre os organismos e o ambiente e o trabalho com as questões de biodiversidade, sua proteção e conservação.
Autores | Tema tratado e de interesse para o eixo | Idioma |
BATTILANI et al. (2006) | Caracterização da imersão da espécie na cadeia alimentar. | Português |
RIBAS et al.(2006) |
Decomposição de folhas em diferentes habitats; |
Inglês |
TANAKA et al. (2006a) |
Decomposição de folhas em ambiente de relevo cárstico; |
Inglês |
TANAKA et al. (2006b) | Relações alimentares entre os seres vivos. | Inglês |
BATTILANI et al. (2007) | Sazonalidade da flora. | Português |
PEREIRA et al. (2013a) | Diversidade biológica. | Português |
MÓDENA et al. (2013) | Níveis tróficos. | Inglês |
PEREIRA et al. (2013b) | Diversidade biológica. | Inglês |
SOUZA et al. (2013) |
Ciclo hidrológico; |
Inglês |
FERNANDES et al. (2014) | Relação entre vegetação ripária e qualidade da água. | Inglês |
TANAKA et al. (2015a) |
Fluxo de energia nos ambientes e ecossistema e relações alimentares; |
Inglês |
TANAKA et al. (2015b) | Singularidade de ecossistemas regionais. | Português |
LIBÓRIO & TANAKA (2016) | Diversidade biológica. | Inglês |
TANAKA et al. (2016) | Diversidade biológica. | Inglês |
MACERA et al. (2017) | Diversidade biológica. | Inglês |
SOARES et al. (2017) | Relações ecológicas entre os seres vivos. | Inglês |
TANAKA & SANTOS (2017) | Impactos na diversidade biológica. | Inglês |
Eixo Temático Ciência e Tecnologia
É previsto para esse momento inserir conteúdos referentes aos recursos naturais, de onde eles são provenientes, como são captados, e como os seres humanos têm moldado as paisagens, principalmente por meio do desmatamento, para alavancar a obtenção de recursos, como a madeira e papel, açúcar e álcool, por exemplo.
Autores | Tema tratado e de interesse para o eixo | Idioma |
SOUZA et al. (2013) | Impactos na diversidade biológica. | Inglês |
FONSECA & TANAKA (2015) | Alterações antrópicas nas estruturas ecológicas utilizadas pela fauna. | Inglês |
LIBÓRIO & TANAKA (2016) | Alterações antrópicas nas estruturas ecológicas utilizadas pela fauna. | Inglês |
TANAKA & SANTOS (2017) |
Alterações antrópicas nas estruturas ecológicas utilizadas pela fauna. |
Inglês |
Eixo Temático Ser humano e Saúde
Os conteúdos trabalhados durante essa faixa escolar tratam das questões acerca de qualidade de vida, poluição dos compartimentos ambientais, influências da agricultura na qualidade ambiental, usos múltiplos da água, e temas como saneamento básico e destinação de resíduos.
Autores | Tema tratado e de interesse para o eixo | Idioma |
BATTILANI et al.(2006) | Utilização da espécie em modelos de restauração ecológica. | Português |
BATTILANI et al. (2007) | Utilização da espécie em modelos de restauração ecológica. | Português |
FERNANDES et al. (2014) | Relação entre vegetação ripária e qualidade da água. | Inglês |
FONSECA & TANAKA (2015) | Alterações antrópicas nas estruturas ecológicas utilizadas pela fauna. | Inglês |
TANAKA et al. (2015b) | Impactos ambientais e seus indicadores. | Português |
LIBÓRIO & TANAKA (2016) | Alterações antrópicas nas estruturas ecológicas utilizadas pela fauna | Inglês |
TANAKA & SANTOS (2017) | Alterações antrópicas nas estruturas ecológicas utilizadas pela fauna. | Inglês |